E dizem que foi assim: provavelmente sentado na berada duma cerca (não me pergunte o que tinha usado) que o chinês estava observando o horizonte e trocando uma idéia com seu chegado, quando começou a observar nas montanhas à frente que elas possuíam uma parte clara, iluminada pela luz do sol e outra escura, sombreada.
Daí o china ficou intrigado e disse: taí uma coisa que ninguém tinha visto ainda... (não, ele não viu um OVNI nem um duende saltitante). Assim como a montanha tem seu lado claro e seu lado escuro e tudo isso faz parte da mesma paisagem se complementando, tudo mais na natureza também respeita essa mesma idéia, como há o frio e o calor, o alto e o baixo, o ativo e o passivo, o dia e a noite, o copo de vidro e a caneca de alumínio, o queijo e a goiabada, os mano e as mina, e assim a viagem ia continuando...
Bom, seu amigo ao lado já tava tão lesado a essa hora que não conseguia entender muito bem esse negócio de oposto que se complementa e tal e coisa, então foi preciso desenhar! O primeiro símbolo que representou o Yin e Yang foi uma linha contínua e outra intermitente e data mais ou menos do ano 700 a .C. (Yi Jing – O Livro das Mutações) e posteriormente usou-se o Tai Ji (Supremo Final) que mostra esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin. E ainda tem mais um detalhe nessa história: cada pólo leva em seu cerne o traço de seu oposto, considerando que isso representa um ciclo ou mutação contínua.
Tai Ji (Supremo Final)
E foi aí que o cumpanheiro dele soltou aquela gargalhada boa e falou:
- Então parece que to sacando o movimento! Isso quer dizer que “Quando um certo limite é alcançado, uma mudança de sentido oposto é inevitável”!
Na verdade, não é que um seja melhor que o outro, se eu digo que Yang é negativo, se refere ao seu oposto Yin positivo. Como as cargas elétricas de prótons e elétrons: os opostos se complementam. Positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar do negativo.
Havia um Imperador na China que apesar de Amarelo (2.690 A 2.590 a .C, aproximadamente), não era bobo nem nada, tinha um bloquinho de anotações e andava com ele pra onde ia. Além das receitinhas de Ana Maria Braga e de Edu Guedes, ele também ia questionando e anotando tudo o que seus ministros-médicos praticavam e sabiam sobre a tradição médica da época. Foi ele quem associou o conceito de Yin e Yang às práticas da medicina oriental. Tudo isso foi reunido em sua grande obra, o “Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo”. O mais antigo manuscrito preservado desta obra data de 720 a .C., no período Zhou.
O Huang Di Nei Jing é escrito na forma de diálogos, onde o Imperador Amarelo obtém informações de seu Ministro Chi Po a respeito de todas as questões ligadas à saúde; principalmente à arte de curar. O tratado é uma compilação em duas partes: - O Su Wen: (“Questões sobre a emergência da vida") expõe toda a doutrina, a fisiologia energética entre os zang fu, a teoria dos meridianos, as fases do diagnóstico e os estágios observáveis nas evoluções das doenças; maior ênfase na filosofia e princípios da medicina chinesa. - O Ling Shu ("Eixo dos espíritos"), que trata das condutas terapêuticas, dos preceitos práticos e modos de efetivar os tratamentos; mais focado em técnicas específicas de acupuntura, teoria dos meridianos e a descrição de varias agulhas de acupuntura.
Huang Di - Imperador Amarelo
A partir da desarmonia e/ou interrupção do fluxo dessa energia (Yin/Yang) é que se pode estabelecer os desequilíbrios endógenos e/ou a vulnerabilidade aos agentes agressores externos (frio, calor. Qi impuro, etc.)
Eis uma breve síntese da aplicação desses conceitos ao conjunto de sinais e sintomas usualmente identificados na semiologia médica oriental:
• Yin: processos crônicos; tendência à obesidade; congestão; passiva; hipotermia; tonus muscular diminuído; flacidez; sensibilidade diminuída; pele úmida, fria; sonolência; voz apagada; pessimismo; olhar apagado; aspecto alquebrado; timidez; depressão; inibição; distensão; contração; equilíbrio estático; coma, estupor.
• Yang: processos agudos; tendência ao emagrecimento; inflamação; febre; tonus muscular aumentado; espasmo; sensibilidade aumentada; pele seca, quente; insônia; voz vibrante; otimismo; olhar brilhante; aspecto arrogante; desembaraço; ansiedade; excitação; tensão; dilatação; alteração dos movimentos; convulsão.
• Yang: processos agudos; tendência ao emagrecimento; inflamação; febre; tonus muscular aumentado; espasmo; sensibilidade aumentada; pele seca, quente; insônia; voz vibrante; otimismo; olhar brilhante; aspecto arrogante; desembaraço; ansiedade; excitação; tensão; dilatação; alteração dos movimentos; convulsão.
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