sexta-feira, 9 de julho de 2010

Canal Principal: Estômago - Zu Yang Ming Wei Jing


MERIDIANO DO ESTÔMAGO (WEI)


VIA PRINCIPAL DO MERIDIANO


O meridiano do Estômago (Wei) inicia-se na face lateral da ala nasal (no Yingxian IG 20). Ascende ao longo do nariz e encontra-se com o Meridiano da Bexiga (Pangguang) no Jingming (B1). A seguir penetra nas gengivas superiores. Curva-se ao redor dos lábios e conecta-se com o Vaso Diretor no Chengjian (RM 4). Depois, percorre ao longo da mandíbula inferior e ascende na parte frontal da orelha para alcançar a testa.
A artir do Daying (E 5), uma ramificação descende para a garganta e fossa supraclavicular. A seguir atravessa o diafragma, penetra no estômago e no baço.
A partir da fossa supraclavicular, uma ramificação segue o Meridiano superficial descendendo para as mamas e abdome para atravessar o Qicong (E 30). A partir deste ponto seque para o Meridiano superficial para percorrer ao longo do aspecto anterior para terminar no segundo dedo do pé. Uma ramificação do Changyang (E 42) conecta-se como Meridiano do Baço (Pi).


VIA DE CONEXÃO DO MERIDIANO

O Meridiano de Conexão inicia-se no Fenglong (E 40) e conecta-se com o Meridiano do Baço (Pi). Outra ramificação percorre ao longo da margem anterior da tíbia em ascendência para a coxa e abdome para o topo da cabeça onde converge com outros Meridianos Yang. Uma ramificação sepra-se do pescoço e vai para a garganta.


MACIOCIA, G.Os Fundamentos da Medicina Chinesa:um texto abrangente
para acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 2007.


"A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o coração?"
  (Provérbio Chinês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário