quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PONTOS DE ASSENTIMENTO

ASSENTIMENTO DORSAL SHU-DORSAIS E DE ASSENTIMENTOVENTRAL MU/MO-FRONTAIS

Os Shu-Dorsais são pontos específicos no dorso do corpo, relacionados com os sistemas Zang-Fu, onde o QI é fundido. Localizam-se em ambas faces laterais da coluna vertebral, próximas aos gânglios espinhais, por isso o nome Shu-Dorsal.

Os Mu-Frontais são pontos reflexos situados na região do tórax e abdome, onde o QI dos respectivos sistemas Zang-Fu fundem-se. O nível dos pontos Mu sob a região abdominal corresponde ao nível dos pontos Shu na região das costas e ambos localizam-se no mesmo nível de seus sistemas Zang-Fu.

O ponto Mu pode pertencer ou não ao próprio meridiano. Liga-se diretamente ao órgão ou víscera. Os pontos Shu sempre estão no meridiano da Bexiga (ex: P é B13), sendo que cada um atua direto sobre o órgão correspondente. Sua ação geral é sedativa.

Ao aplicar os pontos Mu-Frontais e Shu-Dorsais deve-se levar em consideração as respectivas características Yin e Yang. O QI dos pontos Mu e Shu comunica-se diretamente com seus respectivos sistemas Zang-Fu e constituem um grupo importante de pontos específicos.

Reações positivas como sensibilidade e dor nestes pontos são importantes para o diagnóstico e tratamento de alterações Zang-Fu, pois os fatores patogênicos podem alojar-se resultando em patologias tanto do sistema Zang-Fu como na superfície corpórea.

Os princípios de seleção dos pontos Shu e Mu são:

• em doenças agudas, freqüentemente acompanhadas de febre, usam-se os pontos Shu;

• em doenças crônicas, usam-se os pontos Mu;

• em excesso energético usam-se os pontos Shu;

• em queda energética usam-se os pontos Mu;

• em estado avançado da doença, podem-se usar simultaneamente os pontos Shu e Mu. Neste caso, usam-se primeiramente os pontos Shu-Dorsais e em seguida os pontos Mu-Frontais.



ZANG FU     SHU         MO
R                        B23              VB25
B                        B28              VC3
F                         B18              F14
VB                      B19             VB24
BP                      B20             F13
E                        B21              VC12
C                        B15              VC14
ID                       B27              VC4
PC                      B14             VC17
TA                      B22              VC5
P                        B13              P1
IG                       B25             E25
  

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O corpo energético do ser humano

O corpo energético humano, às vezes chamado de "corpo etéreo" ou "teia etérea", permeia e cerca o corpo físico sólido. é a soma dos campos de energia das células individuais, tecidos e órgãos, agindo em coordenação, refletindo a atividade do corpo físico, os pensamentos e as emoções.
Os pontos e os canais de acupuntura podem ser considerados a fronteira entre o corpo físico e o energético, possuindo características dos dois aspectos. Os centros de energia, ou chakras, representam as áreas centrais para a coordenação dos fluxos de energia dentro do corpo energético. Os principais centros de energia estão ao longo do eixo vertical e central do corpo, geralmente associados a uma glândula endócrina, um grupo de nervos espinhais e a um plexo nervoso autônomo. Em outras palavras, a maioria dos centros de energia corresponde à organização segmentar do corpo e ao sistema nervoso.


ROSS, Jeremy Combinações dos Pontos de Acupuntura: a chave para o êxito clínico.  – São Paulo: Roca, 2003.