terça-feira, 28 de setembro de 2010

Em sala: pontos e técnicas

Não tem como discordar que na turma 23 do IMAM - BH só tem artista, e o que não falta é candidato a cobaia (se a colega psi não chegar na maca primeiro, claro!).
Na aula de pontos (prof. Vanderson) o modelo Thiago ficou parecendo um mapa rodoviário, e em técnicas (prof. Leonardo) rola de tudo: de agulha tradicional até moxa, ventosa e gua sha (e vai explicar o hematoma...)

"Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
Provérbio Chinês 

sábado, 4 de setembro de 2010

Caso clínico

Caso clínico 01:


Paciente do sexo feminino, 27 anos, casada, agente penitenciária, com queixa principal de "perda da voz" há 04 meses, com cefaléia frontal, falta de ar, em uso de fluoxetina e citalopram, refere que fica rouca com frequencia e associa a episódios de ansiedade (familiar) sugerindo quadro de origem emocional.
Sente muito calro, tem pele seca, lábios pálidos, identifica-se com raiva, choro, ansiedade, eliminações fisiológicas,

Pulso: profundo, fino
Língua: pálida, saburra fina, pontos vermelhos nas laterais e ponta vermelha.

Síndrome energética: DEFICIENCIA DE QI DO PULMÃO


Prescrição: IG4, C5, E39, E9, VB43, P9, VC15, VC17, PC6, VC6, R3, F3 (Segundo orientação).



A principal função do Pulmão (Fei) consiste em governar o Qi. A Deficiência do Qi é o padrão de Deficiência mais importante do pulmão.
O Pulmão apresenta as funções de dispersar e descender, sendo o sestema mais "exteriror", controlando a pele e o Qi Defensivo. Isto quer dizer que o Pulmão é o primeiro sistema a ser afetado pelos fatores patogênicos exteriores, tais como Vento-Frio e Vento-Calor.
Todos os padrõres de Deficiência do Pulmáo giram ao redor da Deficiência do Qi e, na maior parte das vezes, os padrões de Excesso envolvem a invasão do Pulmão pelos fatores patogênicos.


O nosso estudo de caso é explicado pelo fato da relação entre a emoção/zang fu:
As emoções que se relacionam com o Pulmão são a preocupação e a tristeza. a treisteza prolongada dispersa o Qi e a preocupação contínua estagna o Qi . Ambas as emoções apresentam um efeito sobre o Pulmão se persistirem por um longo período. Especificamente, a tristeaa causa uma Deficiência do Qi do Pulmão e a preocupação provoca a Estagnação do Qi no tórax que afeta o Pulmão. A tristesa prolongada é frequentemente refleteida sopre o Pulso, que é debilitado nas posições Frontais dos lados esquerdo e direito (Pulmão e Coração).


Manifestações clínicas


Dispnéia, tosse, expectoração aquosa, voz debilitada, sudorese diurna, indisposição para falar, indisposição ao frio, compleição branca e brilhante, propensão a gripes e cansaço.
Língua: Pálida ou de coloração normal.
Pulso: Vazio, especialmente na posição Frontal.
Sintomas-chave: Dispnéia, debilidade da voz, compleição branca e brilhante e pulso Vazio.


Prinicípio de tratamento: Tonificar o Qi do Pulmão, aquecer o Yang.

Pontos:
F9: é o ponto Fonte do Pulmão e tonifica o Qi do mesmo,
P7: tonifica o Qi do Pulmão e estimula as suas funções de descendência. Por esta razão, é perticularmente útil no tratamento da tosse ou em um fator patogênico remanescente de um ataque anterior de Vento-Calor ou Vento-Frio,
VC6: tonifica o Qi,
B13: tonifica o Qi do Pulmão,
VG12: tonifica o Qi do Pulmão, sendo partilularmente importante no tratamento dos casos crônicos,
E36: tonifica o Qi do Estômago e do Baço. É frequentemente necessário tonificar estes sistemas a fim de nitrir o Pulmão. De acordo com os Cinco Elementos, isso corresponde a "Tonificar a Terra para nutrir o Metal".


Método: Tonificação; a moxa é aplicável.


MACIOCIA, G.Os Fundamentos da Medicina Chinesa:um texto abrangente
para acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 2007.




"Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução."
Provérbio Chinês