segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ming Men - Fogo da Porta da Vida

A "CASA DOS DOIS RINS" (VG-4) (estrutura no. 5 na figura) é o Ming Men ou Fogo da Porta da Vida; é também conhecida como porta de fogo – o portão através do qual a energia sexual deve passar para ser transformada. No Taoísmo são divididos os rins esquerdo e direito em yang e yin; o Ming Men está localizado entre a 2ª e 3ª vértebras lombares, a meio caminho entre os dois rins. O rim direito, que é yin, é representado por uma donzela que fia, que acumula a essência da energia sexual (esperma e óvulo), assim como o yang interno que atrai o yang ativo conhecido como o portão da vida (Ming Men). O rim esquerdo, que é yang, é conhecido como o verdadeiro rim, o ativador da energia acumulada dos rins. É como uma lâmpada piloto, que ativa a combustão nas células do corpo. É freqüentemente citado como o fogo ministerial ou fogo genuíno, mas é diferente do fogo imperial do coração. Nós podemos vê-lo como uma chama irrompendo dos dois lados da espinha, ajudando a transformar a energia que sobe através do seu caminho.


"Cuidado com a objetividade, pois ela cria um sem-número de idiotas."
Lobão

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pontos 1 - Shu antigos (Cinco Elementos)

Podemos abordar o uso clínico dos Cinco Pontos de Transporte Shu sob quatro diferentes pontos de vista, e um deles é de acordo com os Cinco Elementos. Isso foi estabelecido pela primeira vez no Clássico das Dificuldades (Nan Jing). No capítulo 64, ele diz que o ponto Nascente dos canais Yin pertence à Madeira e o ponto Nascente dos canais Yang pertence ao Metal. E, de acordo com o capítulo 69:

"No caso da Deficiência tonificar a Mãe, no caso do Excesso, sedar o Filho"

Localização de pontos de sedação e tonificação:

Há um ponto de sedação e outro de tonificação, segundo a ótica dos 5 elementos.

P5 (sedação) – localiza-se na prega anterior do cotovelo, na face lateral do tendão do músculo bíceps braquial.
P9 (tonificação) - localiza-se na dobra transversa do punho, na face lateral da artéria radial. 




R1 (sedação) – localiza-se no terço médio anterior da sola do pé, entre o segundo e terceiro metatarsos.
R7 (tonificação) – localiza-se 2 cun diretamente acima de r3, na face anterior do tendão de calcâneo. 




F2 (sedação) – localiza-se 0,5 cun proximais da prega formada pelo primeiro e o segundo dedos do pé.
F8 (tonificação) – localiza-se na face medial da articulação do joelho, quando ele é flexionado, na dobra formada, entre o côndilo medial do fêmur e o tendão do músculo semi-membranoso. 




C7 (sedação) – localiza-se na dobra transversa do punho, na face radial do tendão do músculo flexor radial do carpo.
C9 (tonificação) - localiza-se na face lateral da base da unha do 5º dedo da mão. 




Bp2 (tonificação) - localiza-se na face medial do hálux, distal à primeira articulação metatarso-falangeana. Se observar a primeira prega na sola do pé, no primeiro dedo do pé, o ponto fica na face medial da mesma, entre a pele clara e escura.
Bp5 (sedação) - se traçarmos uma linha anterior e inferior ao maléolo medial, o ponto fica no cruzamento das 2 linhas. 




Ig2 (sedação) – localiza-se na face lateral do dedo indicador, distal à primeira articulação metatarso-falangeana. Se observar a primeira prega na palma da mão, no indicador, o ponto fica na face medial da mesma, entre a pele clara e escura.
Ig11 (tonificação) – com o cotovelo flexionado, o ponto localiza-se no fim da prega anterior do cotovelo, na face dorsal do braço. 




B65 (sedação) – localiza-se proximal à cabeça do 5º metatarso, na lateral do pé, entre as peles clara e escura.
B67 (tonificação) - localiza-se na face lateral da base da unha do 5º dedo do pé. 




Vb38 (sedação) – localiza-se 4 cun acima do maléolo externo, na margem anterior da fíbula.
Vb43 (tonificação) – localiza-se na prega formada pelo 4º e 5º dedos do pé. 




Id3 (tonificação) – localiza-se na face medial da mão, no final da prega transversa proximal da palma da mão, entre a peles clara e escura.
Id8 (sedação) – localiza-se entre o epicôndilo medial do úmero e a eminência do olécrano (cotovelo), no sulco do nervo ulnnar. 




E41 (tonificação) – localiza-se no meio da dobra da articulação do tornozelo, no dorso do pé, entre os tendões dos músculos extensor do hálux e extensor dos dedos.
E45 (sedação) – localiza-se na face lateral da base da unha do 2º dedo do pé. 




"O fracasso é a mãe do sucesso"

Provérbio Chinês

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Prática ambulatorial

Foi nessa sexta-feira 13, então, não custa nada botar o patuá no bolso, não é verdade? :)
A paciente que já reclamava de dor no joelho direito (síndrome da obstrução dolorosa - Bi?) e foi submetida na semana anterior à acupuntura abdominal ganhou um tratamento especial dessa vez com estimulação elétrica local.

A eletro-acupuntura desenvolveu-se tendo como base a Acupuntura, e é utilizada como método terapêutico através do uso de aparelhos elétricos que, conectados às agulhas, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura.
A corrente elétrica que passa pelo corpo através da agulha, produz estímulos elétricos que substituem as manipulações manuais.
Embora a eletro-acupuntura tenha as mesmas indicações que a Acupuntura, apresenta melhores resultados no tratamento da nevralgia e paralisia dos nervos. Na prática clínica, é muito utilizada no tratamento da dor ciática, nevralgia de trigêmeos, paralisia facial, cefaléia, na odontologia, analgesia, etc.





"Escava o poço antes que tenhas sede."
Provérbio Chinês

sábado, 14 de agosto de 2010

Acupuntura pediátrica - Cólicas

Seu bebê está com cólicas? A Acupuntura pode cuidar disso diminuindo o sofrimento do pequenino. Pode-se notar que a técnica de puntura é especial, não retendo a agulha no ponto. E será se ele gostou da idéia? Claro!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Prática ambulatorial


Bem, chega o esperado dia... Como dizia DJ Jamaica: "Tô só observando!", mais valendo por muito. Comecei as primeiras 40hs iniciais do estágio ambulatorial sexta passada (06), contando 6hs e vou continuar postando por aqui as novidades. Estava eu, Juliana e Polliana. Foi bacana que já acompanhamos fazer as medidas para acupuntura abdominal (microssistema), uma primeira consulta e já houve um exercício de teste para o raciocínio discutindo o caso, meio acanhado ainda mais valeu...

 

Pontos 1 - Shu antigos


Nem bem deu tempo de postar todos os canais e já chega a aula de pontos. Se bem que sabendo um, sabe o outro também, não fez muita diferença.

Pontos Shu Antigos (JIN, YING, SHU, JING E HO/HE)
Estes são os pontos localizados entre os dedos e os cotovelos ou entre os dedos do pé e os joelhos. Também são designados para os Cinco Elementos de maneira que são principalmente conhecidos no ocidente como “pontos dos Elementos” ou algumas vezes “pontos de comando”.
O nome chinês para estes pontos é Shu, o qual é quase o mesmo caractere referente aos pontos do Transporte Posterior, que significa “transporte”.

Comparando-se assim o fluxo do QI dos meridianos ao volume do fluxo da água nos
diferentes locais da natureza. Suas funções serão também diferentes.
 

Podemos abordar o uso clínico dos Cinco Pontos de Transporte sob quatro diferentes pontos de vista: (1) de acordo com o Capítulo 68 do CLASSIC OF FIFFICULTIES, (2) com o SPIRITUAL AXIS, capítulos 4, 6 e 44, (3) com as estações climáticas, como no SIMPLE QUESTIONS, capítulo 61 e (4) com o caractere dos pontos dos Cinco Elementos como nos capítulos 64 e 69 do CLASSIC OF DIFFICULTIES.


- Ponto NASCENTE: O primeiro localizado na ponta dos dedos das mãos ou dos pés;
- Ponto MANANCIAL: O segundo ponto dos cinco: em todos os casos esse é o segundo ponto ao longo do Meridiano;
- Ponto RIACHO: O terceiro ponto dos cinco: em todos os casos esse é o terceiro ponto ao longo do Meridiano (esceto para o Meridiano da Vesícula Biliar onde ele é o quarto);
- Ponto RIO: O quarto ponto dos cinco, mas nem sempre o quarto ponto ao longo do Meridiano;
- Ponto MAR: O quinto ponto dos cinco: em todos os casos este é o ponto localizado nos cotovelos e joelhos.


Ting Yong Yu/Yuan King Ho
Pulmão     P-11 P-10 P-9  P-8 P-5
Int. Grosso   IG-1 IG-2 IG-3  IG-5 IG-11
Estômago E-45  E-44  E-43 E-41 E-36
Baço/Pâncreas  BP-1 BP-2 BP-3 BP- 5 BP-9
Coração    C-9 C-8 C-7 C-4 C-3
Int. Delgado ID-1 ID-2  ID-3 ID-5 ID-8
Bexiga B-67 B-66 B-65 B-60 B-54
Rim R-1 R-2  R-3 R-7 R-10
Pericárdio CS-9 CS-8 CS-7 CS-5 CS-3
Triplo Aquec. TA-1 TA-2 TA-3  TA-6 TA-10
Vesícula Biliar VB-44 VB-43 VB-41   VB-38 VB-34
Fígado F-1 F-2 F-3  F-4 F-8


"A imaginação é mais importante que o conhecimento"
Albert Einstein