quinta-feira, 15 de julho de 2010

Canal Principal: Coração - Shou Shao Yin Xin Jing


MERIDIANO DO CORAÇÃO (XIN)


VIA PRINCIPAL DO MERIDIANO


O meridiano do Coração (Xin) origina-se no Coração. A seguir emerge, atravessa o diafragma e conecta-se com o intestino delgado. Uma ramificação do coração ascende para a garganta e olhos.
Outra ramificação do coração penetra no Pulmão (Fei) e surge na axila, de onde juntase com o Meridiano superficial percorrendo ao longo do aspecto medial do braço para terminar na face medial da ponta do dedo mínimo.


VIA DE CONEXÃO DO MERIDIANO

A partir do Tongli (C 5), o  Meridiano de Conexão une-se ao Meridiano do Intestino Delgado (Xiaochang). Outra ramificação segue o Meridiano principal, penetra no coração e ascende para a ponta da língua e para o olho.

MACIOCIA, G.Os Fundamentos da Medicina Chinesa:um texto abrangente
para acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 2007.


"A língua resiste porque é mole; os dentes cedem porque são duros."
Provérbio Chinês

Canal Principal: Baço - Zu Tai Yin Pi Jing


MERIDIANO DO BAÇO (PI)


VIA PRINCIPAL DO MERIDIANO


O meridiano do Baço (Pi) inicia-se no hálux e percorre o aspecto medial do pé para ascender o maléolo medial. Depois seque para o aspecto posterior da tíbia passa o joelho e a coxa para penetrar no abdome. A seguir penetra no Baço e no estômago de onde ascende transversalmente o diafragama e alcança o esôfago. Termina no centro da língua.

A partir do Estômago, uma ramificação atravessa o diafragma e une-se com o coração.


VIA DE CONEXÃO DO MERIDIANO

A partir do ponto Gongsun (BP 4), o Meridinano de Conexção une-se ao Meridiano do Estômago (Wei). Outra ramificação penetra o abdome e conecta-se com o Intestino Grosso (Dachang) e o Estômago (Wei).

MACIOCIA, G.Os Fundamentos da Medicina Chinesa:um texto abrangente
para acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 2007.

"Longa viagem começa por um passo."
Provérbio Chinês

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Canal Principal: Estômago - Zu Yang Ming Wei Jing


MERIDIANO DO ESTÔMAGO (WEI)


VIA PRINCIPAL DO MERIDIANO


O meridiano do Estômago (Wei) inicia-se na face lateral da ala nasal (no Yingxian IG 20). Ascende ao longo do nariz e encontra-se com o Meridiano da Bexiga (Pangguang) no Jingming (B1). A seguir penetra nas gengivas superiores. Curva-se ao redor dos lábios e conecta-se com o Vaso Diretor no Chengjian (RM 4). Depois, percorre ao longo da mandíbula inferior e ascende na parte frontal da orelha para alcançar a testa.
A artir do Daying (E 5), uma ramificação descende para a garganta e fossa supraclavicular. A seguir atravessa o diafragma, penetra no estômago e no baço.
A partir da fossa supraclavicular, uma ramificação segue o Meridiano superficial descendendo para as mamas e abdome para atravessar o Qicong (E 30). A partir deste ponto seque para o Meridiano superficial para percorrer ao longo do aspecto anterior para terminar no segundo dedo do pé. Uma ramificação do Changyang (E 42) conecta-se como Meridiano do Baço (Pi).


VIA DE CONEXÃO DO MERIDIANO

O Meridiano de Conexão inicia-se no Fenglong (E 40) e conecta-se com o Meridiano do Baço (Pi). Outra ramificação percorre ao longo da margem anterior da tíbia em ascendência para a coxa e abdome para o topo da cabeça onde converge com outros Meridianos Yang. Uma ramificação sepra-se do pescoço e vai para a garganta.


MACIOCIA, G.Os Fundamentos da Medicina Chinesa:um texto abrangente
para acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 2007.


"A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o coração?"
  (Provérbio Chinês)

Canal Principal: Intestino Grosso - Shou Yang Ming Dachang Jing



MERIDIANO DO INTESTINO GROSSO (DACHANG)


VIA PRINCIPAL DO MERIDIANO


O meridiano do Intestino Grosso (Dachang) inicia-se na ponta do dedo indicador. Percorre ao longo da face radial do dodo indicador e ascende para o aspecto ântero-lateral do braço. Depois alcança o ombro no ponto Jianyu (IG 15) onde conecta-se com o Dazhui (Du 14) e descende para a fossa supraclavicular para penetrar no pulmão. Dessa fossa, ascende ao longo do músculo esternocleidomastóideo para a bochecha e entra nas gengivas dos dentes inferiores. A seguir circula o filtro e atravessa a terminação da face do nariz onde conecta-se com o Meridiano do Estômago (Wei).

VIA DE CONEXÃO DO MERIDIANO

O Meridiano de Conecção inicia-se no Pianli (IG 6) de onde uma ramificação conecta-se ao Meridiano do Pulmão (Fei). Do IG 6 uma ramificação percorre ao longo do Meridiano principal do braço ao ombro, mandíbula e dentes. A partir da mandíbula, outra ramificação penetra no ouvido.

MACIOCIA, G.Os Fundamentos da Medicina Chinesa:um texto abrangente
para acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 2007.


Vamos meditar? Que tal começar com a Meditação Kundalini de Osho? Leia mais em:

http://www.namaste.com.br/medita/kundalini.htm
http://ascensaoespiritual.wordpress.com/2008/07/30/meditacao-kundalini/
http://www.oshobrasil.com.br/kundalini.htm
http://www.osho.com/main.cfm?Area=Meditation&Sub1Menu=ActiveMeditation&Sub2Menu=Kundalini&Language=Portuguese

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Canal Principal: Pulmão - Shou Tai Yin Fei Jing



MERIDIANO DO PULMÃO (FEI)
   
VIA PRINCIPAL DO MERIDIANO

O meridiano do Pulmão (Fei) origina-se no Aquecedor Médio (Jiao Médio) e descende para conectar-se com o Intestino Grosso (Dachang). A seguir ascende ao Estômago (Wei), passa pelo diafragma e penetra no Pulmão (Fei), de onde ascende à garganta e então surge no Zhongfu (P1). A partir daí, descende ao longo do aspecto medial do braço e atinge o processo estilóide do rádio. Posteriormente, vai para a eminência tenar na face medial da ponta do polegar.

VIA DE CONEXÃO DO MERIDIANO

Após se separar do Meridiano principal no Lieque (P7), o Meridiano de Conexão do Pulmão (Fei) conecta-se com o Meridiano do Intestino Grosso (Dachang). A partir do Lieque (P7), uma ramificação flui para a eminência tenar onde se dispersa.

MACIOCIA, G.Os Fundamentos da Medicina Chinesa:um texto abrangente
para acupunturistas e fitoterapeutas. São Paulo: Roca, 2007.



“O fato de que vivemos no fundo de um poço profundo de gravidade, na superfície de um planeta coberto de gás que gira em volta de uma bola de fogo nuclear a 150 milhões de quilômetros e achamos ISSO normal é obviamente uma indicação de quão torta tende a ser nossa perspectiva".
(Douglas Adams)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Um camino entre vários caminhos...

"Qualquer coisa é um caminho entre muitos caminhos. Por isso deve ter sempre presente que um caminho é só um caminho: se sente que não deveria segui-lo, não deve seguir nele sob nenhuma condição... e não há vergonha nem para você, nem para os outros, em deixá-lo se é isso que seu coração lhe pede... olha cada caminho de perto e com intenção. Experimentá-o tantas vezes quantas considere necessário. Depois faça a você mesmo e somente a você, uma pergunta: Esse caminho tem coração? Todos os caminhos são iguais: não levam a lugar nenhum. São caminhos que levam para o matagal... Este caminho tem coração? Se tiver, o caminho é bom; se não, de nada serve. Nenhum caminho leva a parte alguma, mas um tem coração e o outro não. Um torna prazerosa a viagem; enquanto o seguir, é um com ele. O outro lhe levará a maldizer sua vida. Um lhe faz forte, o outro lhe debilita..."

Carlos Castañeda

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Resumo Zang Fu

ZANG FU

A teoria dos órgãos Zang Fu se refere a como as relações entre os diversos sistemas orgânicos são compreendidas dentro do referêncial da Medicina Tradicional Chinesa. O têrmo chinês também poderia ser traduzido como Teoria dos órgãos (Zang) e vísceras (Fu).É fundamental considerar que as referências a órgãos não se limitam apenas a seu aspecto físico/material, mas também a seu aspecto energético/metabólico. O equilíbrio e os intercâmbios entre estes sistemas são explicitados pela Teoria dos Cinco Elementos. (TEORIA DOS ÓRGÃOS ZANG FU. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teoria_dos_%C3%B3rg%C3%A3os_Zang_Fu&oldid=19334607>. Acesso em: 1 jul. 2010.)


Fui catando na apostila só a definição das funções do sistema Zang Fu afim de ter uma referência de lembrete de fácil consulta em uma página. Clique aquí e baixe o arquivo .doc

1. XIN (coração)

- Armazena o Shen (consciência)
- Comanda o Xue e os Xue Mai (vasos sanguíneos)
- Abre-se na língua e manifesta-se na face
- Controla a sudorese

2. GAN (fígado)

- Comanda o livre fluxo do Qi
- Harmonizando as emoções
- Harmonizando a digestão
- Harmonizando a menstruação
- Regulando a água
- Armazena o Xue
- Comanda os tendões
- Abre-se nos olhos e manifesta-se nas unhas

3. PI (baço)

- Comanda a transformação e o transporte
- Metaboliza a umidade
- Comanda os músculos e os membros
- Governa o Xue
- Sustenta os órgãos
- Abre-se na boca e manifesta-se nos lábios

4. FEI (pulmão)

- Comanda o Qi
- Governa a respiração
- Controla a difusão (dispersão) e a descensão
- Movimenta e ajusta os canais de água
- Comanda o exterior do corpo (pele)
- Abre-se no nariz e manifesta-se nos pelos

5. SHEN (rins)

- Armazena o Jing (comanda o nascimento, crescimento, desenvolvimento e reprodução)
- Comanda os ossos e produz a medula
- Alicerça o Yin Yang
- Comanda o metabolismo da água
- Comanda a recepção do Qi
- Abre-se nos ouvidos, Controla os orifícios inferiores e manifesta-se nos cabelos

6. XIN BAO (pericárdio)

- Auxilia nas funções do coração

7. XIAOCHANG (intestino delgado)

- Recebe, separa, absorve e encaminha os alimentos

8. DAN (vesícula biliar)

- Recebe e armazena a bile (Jing Zhi)

9. WEI (estômago)

- Recebe, decompõe e assimila os alimentos

10. PANGGUANG (bexiga)

- Recebe, estoca temporariamente e transforma a fração impura dos líquidos antes de excretá-los do corpo sob a forma de urina

11. DACHANG (intestino grosso)

- Recebe o resultado das transfomações dos alimentos sólidos e líquidos provenientes do intestino delgado, absorve parte dos líquidos existentes, conduz os produtos restantes e transforma-os em fezes que são excretadas por ele
- Dispersa o calor gerado pelos demais Zang Fu

12. SANJIAO (triplo aquecedor)

- Fomenta e difunde a energia Yang Qi
- Espalha a umindade